CREDO__1O Credo dos Apóstolos
Creio em Deus, o Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria,
Padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo, Na santa Igreja Universal;
Na comunhão dos santos;
Na remissão dos pecados;
Na ressurreição da carne;
Na vida eterna.
Amém.

O ÚNICO FILHO DE DEUS
Jesus é chamado no NT de “Filho de Deus”. O apóstolo João destaca Jesus como o único Filhos de Deus (Jo 1:18; 3:16-18).
O significado desta ênfase é distinguir a natureza do relacionamento que Jesus tinha com o Pai da natureza dos relacionamentos com os outros filhos de Deus.
Neste caso, significa uma filiação adotiva, que estabelece uma relação de intimidade entre Deus e aqueles que creem em seu Filho.
Mas, sobre Jesus, Alister McGrath escreve: “No Credo, afirmar que Jesus é o ‘Filho de Deus’ equivale a dizer que Jesus é Deus, Esse conceito é chamado de ‘a encarnação’, Deus se fez homem em Jesus o Cristo (Jo 1.14).
A noção conectada ao gnosticismo de que Jesus se tornou Cristo ou a ideia adocionista de que ele foi divinizado deve ser rejeitada.
Ou ainda a ideia de que houve um tempo onde não houvesse o Filho, assim a sugestão de que o Pai e o Filho são aspectos iguais da mesma realidade. De acordo com a Bíblia Jesus sempre existiu como Filho junto ao seu eterno e amado Pai.
O título “seu único Filho” atribuímos a Jesus, destaca que ele é o eterno Filho de Deus, que assumiu uma natureza humana para nossa redenção.
Portanto, com os cristãos de todas as eras, devemos cultuar e adorar a Jesus Cristo como Deus.

DEUS SE REVELA ATRAVÉS DE SI MESMO

Deus não se revela por outro, se revela através de si mesmo, no Filho: “Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai,; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar ”(Mt. 11:27)
A nossa fé e o nosso conhecimento, a sabedoria que almejamos, deve estar focada na Escritura e no próprio Jesus Cristo, o Deus que se revelou a nós, por meio de Jesus Cristo.
A igreja não é determinada pelo prédio, edifício ou número de pessoas. A igreja é igreja se Jesus Cristo é, semana após semana, oferecido aos que ali se reúnem.
Como é que a Confissão de Augsburgo (Art. VII) define a igreja verdadeira? – “Ensina-se também que sempre haverá e permanecerá uma única santa igreja cristã, que é a congregação de todos os crentes, entre os quais o evangelho é pregado puramente e os santos sacramentos são administrados de acordo com o evangelho”.
A pregação centrada em Cristo é uma pregação que traz Cristo. Somos batizados em Cristo. Somos alimentados em Cristo. Como Já consideramos, Cristo é o enredo unificador da sagrada Escritura.

O SENHORIO DE JESUS

O Credo afirma que Jesus é o único Senhor. Devemos lembrar que a declaração mais básica de fé no NT é “Jesus é Senhor” (Rm 10.9)
JESUS CRISTO É O SENHOR DE NOSSA VIDA. De fato, Jesus é Senhor de todo aquele que confessa o Credo. A nossa vida não pertence mais a nós mesmo. Nós somo agora escravos de Cristo (Rm 6:8-23).
Se nós proferimos o Credo com confiança, com obediência, com comprometimento, estamos confessando que nossas vidas não pertencem mais a nós mesmos. Então, Jesus é Senhor de fato de nossas vidas.
O crente é alguém que vai lutar dia após dia para ser conformado a Cristo, e essa é uma das marcas da predestinação e eleição do fiel.
Rm 8:29 – “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”.
A IGREJA UNIDA SOB O SENHORIO DE JESUS CRISTO – Se confessamos a Jesus como o Credo requer, e estamos entendendo corretamente o que essas doutrinas mais básicas querem ensinar-nos, todos nós estamos debaixo do senhorio de Jesus.
A comunidade junta que confessa Jesus Cristo como único Senhor é uma comunidade que luta intencionalmente para se colocar debaixo do senhorio e da vontade amorosa de nosso Senhor Jesus Cristo.

VOLTAR