O Credo Apostólico
Creio em Deus, o Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria,
Padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo, Na santa Igreja católica (universal, cristã);
Na comunhão dos santos;
Na remissão dos pecados;
Na ressurreição da carne;
Na vida eterna.
Amém.
A identidade cristã é marcada pela confissão de Deus Pai Todo-poderoso. O conteúdo da fé cristã começa com a afirmação do Deus que é, que falou e que se revelou.
Quando o Credo dos Apóstolos começa com estas palavras: “Creio em Deus, Pai Todo-Poderoso”, alcança imediatamente o conteúdo essencial de nossa fé:
A natureza trinitária de Deus. Sem afirmação, o cristianismo é incoerente.
O Deus enunciado no Credo, de acordo com as Escrituras, é aquele que reina nos céus, o Deus altíssimo, aquele Deus que habita nas maiores alturas.
O Deus como afirmado no Credo é o Deus que vem a nós – e digo isso com muito temor – de um lugar onde não há tempo, não há história, não há cronologia.
Quando digo “Creio em Deus”, estou dizendo Daquele que reina nas maiores alturas, o Deus altíssimo, o Deus vivo.
Eclesiastes 5:1-2 afirma uma verdade importante: “Guarda o pé, quando entrares na Casa de Deus; chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.
Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu, na terra; portanto, sejam poucas as suas palavras”.
Deus está nos céus, nós estamos na terra. Deus é o altíssimo. Não há se quer um ponto de contato entre nós e este Deus que não Jesus Cristo vindo a nós na Palavra.
Nós não chegamos a Ele pela razão, nós não chegamos a ele por mera experiência ou por dedução. Nós somente nos chegamos ao Deus confessado no Credo por meio de Jesus Cristo.
Por isso, o coração do Credo é a pessoa bendita de Jesus Cristo. E este conhecimento sobre Jesus Cristo se recebe exclusivamente por meio da revelação.
1Tessalonicenses 2:13 – “Outra razão ainda temos nós para incessantemente dar graças a Deus, é que tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes”.
Nós não chegamos a Deus construindo escadas a ele. Quando pessoas ao redor de Babel tentaram fazer isso, Deus riu deles e lançou confusão sobre eles (Gn 11:1-9)
Não somos nós que construímos uma escada para chegar a Deus. Nós não chegamos a Deus por nossa inteligência, esperteza, malandragem ou diploma.
É o Deus altíssimo, o Deus vivo que vem a nós. Ele dá de si mesmo a nós, ele se revela a nós, fundamental e finalmente na Sagrada Escritura. Uma revelação que é dada a todos nós.
Em Efésios 2.20, 3.5 e 4.11 Paulo afirma que a igreja está fundamentada sobre os profetas e apóstolos. E que a revelação chegou a nós por intermédio deles.
Se nós confessamos Deus, se podemos dizer “Creio em Deus”, é por causa da revelação que veio aos santos apóstolos e profetas.
O que quer dizer “Creio em Deus”? Que o nome do Deus que se revela nas Escrituras é o Pai, o Filho e o Espírito Santo – e que somente a ele adoramos e nele confiamos.