CREDO__1O CREDO APOSTÓLICO
O PAI TODO PODEROSO

Creio em Deus, o Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria,
Padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo, Na santa Igreja Universal;
Na comunhão dos santos;
Na remissão dos pecados;
Na ressurreição da carne;
Na vida eterna.
Amém.

O PAI TODO PODEROSO

O Credo dos Apóstolos não afirma apenas: “Creio em Deus, Pai”, mas acrescenta: “Creio em Deus, Pai Todo-Poderoso”.
Assim como Deus é pessoal, também é todo-poderoso. Deus é imanente, mas também é transcendente. Como as Escrituras indicam, Deus é El Shaddai, o Deus Todo-Poderoso (Gn. 17.1)
Essa afirmação da soberania absoluta de Deus impulsiona tudo o que vem a segui no Credo. Deus é o criador Onipotente, onisciente e governante.
Até o rei Nabucodonosor confessou: “Segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?”(Dn.4.35).
No Credo dos Apóstolos, o termo Todo-poderoso é um coletivo que representa todos os atributos de Deus, a plenitude as perfeiçoes de Deus.
Todos os atributos de Deus (onipotência, onisciência, onipresença, autoexistência e imutalidade)são resumidos nestes termo: TODO-PODEROSO
Somente o Deus que possui a plenitude da perfeição e a majestade infinita pode ser verdadeiramente onipotente e soberano sobre a criação.
De forma lamentável, o “Deus Pai Todo-Poderoso” afirmado no Credo raramente é discutido em muitas igrejas.
Ele é o Pai Todo-Poderoso; o Pai que pode fazer qualquer coisa; o Pai que tem todo o poder, aquele que criou pelo poder de sua palavra e que governa para sempre.
De acordo com a Escritura, esse Deus altíssimo, esse Deus acima da criação, esse Deus vivo, não é outro senão aquele que é o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Então, quem nós adoramos? Deus o Pai, o Filho e o Espírito. Atente bem, ao considerarmos as pessoas da divindade precisamos ter em mente que não temos o direito de escolher quem nós queremos adorar mais, ou quem é central para a adoração.
Algumas tradições cristãs fazem essas escolhas, aquelas fundamentalistas vão focar mais em Deus o Pai, em outras a ênfase vai ser mais evangelísticas e focarão na pessoa de Jesus Cristo.
Já em igrejas pentecostais e neopentecostais fala-se mais no Espirito Santo, Ele será tratado como se fosse a totalidade de Deus.
Nós não temos o direito de fazer essas cessões, essas divisões. O nome do nosso Deus é o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e é este que a Igreja confessa no Credo.

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