CREDO__1O CREDO DOS APÓSTOLOS

Creio em Deus, o Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria,
Padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo, Na santa Igreja universal;
Na comunhão dos santos;
Na remissão dos pecados;
Na ressurreição da carne;
Na vida eterna.
Amém.

O CREDO DOS APÓSTOLOS
CRIADOR DO CÉU E DA TERRA

Deus criou por seu poder todas as coisas do nada, e, originalmente, toda a criação era boa. Essa noção da criação do nada é importantíssima para fé cristã.
Deus não precisou de nada preexistente para criar. O Deus Eterno cria tudo do nada, sem precisar de nenhuma ajuda. Portanto, não havia nenhuma matéria prévia ao lado de Deus na criaçãoDeus cria a matéria. Aliás, Deus cria o próprio tempo. Deus cria a história. Tudo foi criado por ele. Gênesis e vários dos salmos, no Antigo Testamento, ensinam que Deus simplesmente deu um comando e tudo veio à existência, todas as coisas vieram do nada.
Em nossa época, muitos acreditam que o cosmos é apenas um acidente, totalmente desprovido de propósito e de um criador. O universo inteiro é apenas um fato natural sem significado transcendente.
Os cristãos acreditam que tudo o que existe deve sua existência e sua realidade ao ato soberano de Deus, o Pai Todo-Poderoso, o criador do céu e da terra.
Deus, criador do céu e da terra, é tanto o Criador como o Sustentador de tudo o que existe, de tudo o que já existiu e de tudo o que existirá.
O credo começa nos contando quem é Deus como o Pai Todo-Poderoso e o que ele fez como Criador do céu e da terra. A Escritura também começa com Deus como Criador.
A Escritura também começa com Eeus como Criador: “No princípio, criou Deus os céus e a terra (Gn 1.1). Desde o início, Gênesis 1.1 estabelece algumas verdades centrais e essenciais sobre Deus.
Primeiro, Deus é eterno, existindo antes da criação. Segundo, Deus é infinito, não limitado pelos céus e pela terra. Terceiro, Deus é onipotente, cria por meio de sua fala.
Finalmente, Deus é independente, não dependendo de nada na criação. Essas verdades são ensinadas nestas primeiras palavras da Escritura: “No princípio, Deus”
O Credo dos Apóstolos depende da clareza da palavra de Deus. O Credo estabelece as doutrinas cristãs centrais e, e portanto, toda a estrutura da cosmovisão cristã.
Ao compreender a primeira linha do Credo: “Creio em Deus, o Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra”, podemos responder às perguntas fundamentais a qualquer cosmovisão: quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê?
QUEM? A Escritura responde ao “Quem”? Imediatamente. No princípio, Deus criou (Gn 1.1-31) Esse Deus não é outro senão o Deus triúno – Pai, Filho e Espírito Santo.
Revelado a Israel como Javé, o Senhor Deus é o criador do céu e da terra (Gn2.4; Êx 20.11; 2Rs 19.15; 2Cr. 2.12; Ne 9.6; Sl 121.2; Is 37.16; Jr 32.17). Salmos 115.15 diz
“Sede benditos do Senhor,
Que fez os céus e a terra.
O QUÊ? Deus, o Pai Todo-Poderoso, é aquele que criou. Mas o que Deus criou? A Escritura responde a essa segunda pergunta fundamental: “os céus e a terra” (Gn 1.1)
O universo inteiro, ou o cosmos, nos enche de assombro e admiração pelo Criador. Ele criou os reinos animal, vegetal, fungos, protozoários e eucariotas.
Essa biodiversidade evidencia o deleite de Deus na complexidade do universo, e o glorifica grandemente.
QUANDO? Para responder a essa pergunta, devemos entender que tempo, espaço e matéria só podem existir juntos. Logo, antes da criação, Deus estava fora do tempo, do espaço e da matéria.
Mas a primeira linha da Escritura nos diz que Deus criou “no princípio” Deus criou a matéria em determinado tempo e criou espaço para que a matéria existisse.
A narrativa bíblica tem muito a ver com o tempo, O tempo começa na criação. A criação e a subsequente queda da humanidade estabeleceram a promessa pela qual Cristo viria na plenitude dos tempos.
A narrativa também aponta para uma nova era, uma era na qual o tempo não mais existirá.
ONDE? A Escritura não nos dá razão para pensar que Deus tenha criado algum outro universo. Nosso universo é o espaço que Deus criou. A Bíblia continuamente aponta para este universo como nosso quadro de referencia constante para a historia bíblica.
COMO? A ciência não pode responder à pergunta sobre como Deus criou o universo. Mais uma vez, devemos confiar no ensino claro das Escrituras. A Escritura não apenas nos ensina que Deus é o autor de toda a criação, como também mostra o agente de Deus na criação: sua Palavra. Cada ato criativo de Deus começa com “disse Deus”
POR QUÊ? As palavras “criado…para ele” em colossenses 1.16, nos mostram a finalidade para a qual Deus criou o mundo. A Escritura ensina que Deus faz todas as coisas para seu próprio propósito e sua própria glória:
Efésios 1:4-10
Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra;

VOLTAR