CREDO__1O CREDO DOS APÓSTOLOS
Creio em Deus, o Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria,
Padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado;
desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus;
está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
donde há de vir a julgar
os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo, Na santa Igreja universal;
Na comunhão dos santos; Na remissão dos pecados;
Na ressurreição da carne; Na vida eterna.
Amém.
“PADECEU SOB PÔNCIO PILATOS”
O sacrifício substitutivo de Cristo – cinco componentes – 5º Vindicação
DO SOFRIMENTO SUBSTITUTIVO

Falamos em nosso ultimo encontro sobre o sofrimento substitutivo nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Em Isaias 52 e 53, o profeta revela cinco componentes principais do Servo sofredor.
Em encontros anteriores falamos de quatro componentes dos cincos os quais elencamos. Hoje estaremos abordando o ultimo componente, ou seja, sua Vindicação.
5) Vindicação
Os sofrimentos incomensuráveis do Servo culminam em sua prometida vindicação, vejamos em Isaias 53.11-12:
Is 53.11 – Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si.
Is 53.12 – Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.
Isaias revela o proposito do sofrimento e exibe em glória resplandecente o que o Servo conquistou através de sua agonia. O sofrimento de Jesus carregou as iniquidades do povo.
Ao fazer isso, Jesus satisfez a ira de Deus contra o pecado. Jesus satisfez o julgamento de Deus. Jesus satisfez, a santidade de Deus.
Todos os anseios da história redentora, todos os gemidos da criação sujeita ao pecado, encontram seu descanso e sua esperança nos sofrimentos de Jesus Cristo.
Jesus pagou tudo, Ele garantiu tudo. Nada mais precisa ser feito. Estava consumado.
A profecia de Isaias aponta para a vindicação do Filho por meio de sua obra consumada. Os sofrimentos de Jesus cumprem a justificação ao “justificar muitos” (Is 53.11).
Ao carregar os pecados de muitos, ele garantiu a salvação eterna para o povo de Deus. Seus sofrimentos, ainda que escandalosos e horríveis, mudaram o mundo.
Seus sofrimentos alteraram o curso da eternidade para inúmeras almas que, sem seu sacrifício, marchavam rumo à perdição eterna (inferno).
Isaias revela que, por meio do sofrimento do Servo, Deus vindicará seu nome e seu povo. De fato, por meio do sofrimentos vem a glória.

VOLTAR